topo
Dicas
Dicas Hobby
Dê valor a sua foto

Preencha o espaço que deseja fotografar, caso o plano de fundo não seja tão importante, evite deixar espaços exagerados entre o objeto principal e a borda da imagem.
Utilize diversos ângulos para fotografar o seus temas, posicione-se em um local mais alto para ter uma visão diferente do assunto, abaixe-se, aproxime-se, invente. Aproveite a versatilidade da câmera digital para explorar ao máximo as possibilidades.
Uma foto não é composta apenas pelo primeiro plano, portanto, atente-se ao plano de fundo. Verifique se há algum objeto que possa “poluir” a imagem que será registrada, uma tomada, fios de equipamentos ou outros e retire-os ou reposicione o seu tema.

Cuidado com a luz

Verifique a iluminação. A utilização da iluminação natural ou ambiente é preferível ao invés do flash para manter a imagem fiel ao momento porém, atenção às sombras que se formam, elas podem ser eliminadas ou amenizadas alterando a posição do assunto.
O uso do flash normalmente pode ser facilitado utilizando a função flash automático que determina se a situação necessita ou não do uso do mesmo. Além de iluminar o tema em condições de baixa luminosidade, o flash se faz muito eficiente quando se deseja “congelar” um objeto ou pessoa em movimento em condições de baixa luminosidade.
Algumas pessoas apresentam “olhos vermelhos” em fotos com uso de flash em ambientes de baixa luminosidade, para evitar este efeito, utilize o recurso de redução de olhos vermelhos presente na maioria das câmeras digitais.

Faça sua foto mais divertida

Além de tirar fotos tradicionais, experimente tirar fotos quando seus “modelos” não estiverem atentos à fotografia, além de ser divertido, é possível registrar momentos naturais de expressões, felicidade, espontaneidade e surpresa, lembre-se que você tem o poder de eternizar o momento que quiser através da fotografia, explore esse poder e registre os momentos. Lembre-se que com a câmera digital é possível aproveitar ao máximo esses momentos, caso a foto não fique como desejado, basta apagá-la.

Dê vida longa a sua imagem

Para reduzir o risco de alguém ter piscado e aumentar suas chances de registrar uma boa imagem, procure tirar pelo menos duas fotos para depois fazer a triagem no computador, pois os detalhes das imagens só serão percebidos após as mesmas serem descarregadas.
Além disso, faça cópias de segurança de seus arquivos em mídias removíveis como CDs.
Não deixe que suas lembranças se apaguem junto com um defeito da sua câmera ou computador.

Experimente

Não há melhor dica do que esta: experimente. O segredo da fotografia está na tentativa e erro. Leia de cabo a rabo o manual da sua câmera, para saber tudo que ela é capaz, e tente todas as configurações possíveis.
A fotografia é muito subjetiva, não há regras. O mais importante é aprender a dominar a luz e sua câmera, para depois fazer o que quiser.


Resolução
O pixel é a menor unidade que compõe uma imagem digital. Um megapixel equivale equivale a um milhão de pixels. Para obter bons resultados, utilize a tabela que descreve ampliação (cm), resolução (pixels) e megapixels:

10x15 - 1024x768 - 0.8
13x18 - 1280x960 - 1.2
15x20 - 1600x1200 - 2.0
20x25 - 2048x1768 - 3.2
24x30 - 2272x1704 - 4.0

Hobby Foto - Fone: 14 3227-1007 -  E-mail: hobby@hobbyfoto.com.br 
WebOS Portal 1.0 © 2018 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento e Hospedagem: G&T - Gente e Tecnologia